20150714

Retirada de patrocínio em curso

Conforme vem sendo divulgado, o Plano Previdencial BD-RJU, cuja implantação se deu em 1991, está em processo de encerramento, após decisão da patrocinadora Fiocruz, em setembro de 2013, pela Retirada de Patrocínio.

A Retirada de Patrocínio é regulada pela Resolução CNPC no 11/2013 e depende de aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. Ao seu final, o patrimônio do plano será rateado entre todos os participantes e assistidos. O Processo de Retirada de Patrocínio pela Fiocruz do Plano BD-RJU exige que sejam cumpridas 04 (quatro) etapas para que seja autorizado pela PREVIC.

1a ETAPA: PEDIDO DE RETIRADA - FINALIZADA

Em 06/04/2015 o Fioprev recebe o ofício PRE/FIOCRUZ nº 156/2015, pelo qual a patrocinadora formaliza o pedido de retirada de patrocínio do plano.

2a ETAPA: DATA BASE - FINALIZADA

Em 22/04/2015, a Fiocruz concorda formalmente que a data base proposta pela Diretoria do FioPrev, como referência para os cálculos e documentos que irão compor o Termo de Retirada de Patrocínio do plano, seja 30/04/2015.
Em 27/04/2015, o Conselho Deliberativo (CD/FioPrev) aprova a data base proposta.

3a ETAPA: METODOLOGIA DE CÁLCULO E TERMO DE RETIRADA - EM ANDAMENTO

- 29 de setembro de 2014

A Diretoria do FioPrev e o Diretor-Presidente da Gama Consultores Associados, Antônio Fernando Gazzoni, atuário responsável pelos cálculos referentes ao processo de retirada de patrocínio da Fiocruz do Plano BD-RJU, realizaram reunião na PREVIC para tratar da metodologia de cálculo das reservas matemáticas individuais dos participantes e assistidos do Plano BD-RJU.

- 23 de outubro de 2014

PREVIC considera metodologia apresentada pelo FioPrev adequada.

- 04 de novembro de 2014

Conselho Deliberativo analisa as mudanças na metodologia de cálculo das reservas matemáticas individuais. A nova metodologia garante aos participantes um valor mínimo condizente com o tempo de contribuição ao plano e corrija algumas distorções existentes na metodologia que foi divulgada na Audiência Pública ocorrida em 23/09/2014. A nova metodologia foi considerada adequada por técnicos da PREVIC.

- 13 de maio de 2015

É entregue à Previc uma minuta do Termo de Retirada de Patrocínio do Plano, em reunião onde participaram o Vice-Presidente da Fiocruz Pedro Barbosa, a DE/Fioprev, um representante do CD/Fioprev e técnicos da Gama Consultores.

Tal reunião teve por finalidade obter da Previc uma análise preliminar do termo de retirada visando esclarecer dúvidas ou apontamentos formulados pelos técnicos da Previc. Espera-se com essa medida evitar no futuro uma maior demora na aprovação do Termo de Retirada de Patrocínio pelo órgão fiscalizador.

O Termo de Retirada de Patrocínio é o documento regulatório do processo, sendo este bastante complexo e detalhado. Somente após sua aprovação pela Previc, é que será possível à devolução de valores aos participantes e assistidos do Plano.

No dia 02/07/2015 foi realizada mais uma reunião de trabalho entre o Diretor Superintendente do Fioprev e o atuário da GAMA Consultores Associados, responsável pelo processo de retirada.  Nesta reunião foi informado ao Fioprev que a PREVIC, nos próximos dias, apresentará ao atuário os primeiros apontamentos formulados pelos seus técnicos sobre a minuta do Termo de Retirada de Patrocínio, entregue em 13/05/2015.

Em seguida, todos os apontamentos serão avaliados por técnicos da GAMA e pela Diretoria do FioPrev, e efetuadas as correções necessárias. A previsão é que as providências referentes à análise preliminar da PREVIC estejam concluídas para retorno ao órgão fiscalizador - Previc.

4a ETAPA: DATA DE CÁLCULO – PRÓXIMA ETAPA

APROVAÇÃO PELA PREVIC DO TERMO DE RETIRADA E A DATA DE CÁLCULO DO VALOR A SER DEVOLVIDO AOS PARTICIPANTES ATIVOS E ASSISTIDOS DO PLANO.


Este processo pode levar até 60 dias úteis após a data de entrega do pedido formal de retirada, conforme item anterior. Concluída esta última etapa, terá início o processo efetivo de devolução dos valores aos participantes.